Novos livros estão à tua espera na Biblioteca da tua escola.
Dá uma espreitadela... e requisita-os!
domingo, 14 de dezembro de 2014
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Concurso Concelhio de Leitura 2015
O Concurso Concelhio de Leitura do Município da Figueira da
Foz constitui uma adaptação, para os 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), do
projeto proposto pelo Plano Nacional de Leitura, com a Direção-Geral do Livro e
das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, que pretende promover a
leitura nas escolas de uma forma lúdica. Tem como objetivos principais
estimular a prática da leitura entre os alunos destes ciclos de ensino e
avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes.
Na terceira edição do Concurso Concelhio de Leitura da
Figueira da Foz (CCL-Figueira da Foz), estarão a concurso os alunos dos 3.º e
4.º anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como os alunos do
5.º e 6.º anos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
O Concurso processa-se em duas fases:
1.ª Fase –
Eliminatória a realizar nas escolas, terminando impreterivelmente no dia 30 de
janeiro de 2015.
2.ª Fase – Final
Concelhia a realizar nos equipamentos da divisão de Cultura, nos dias 17 e 19
de março de 2015, a partir das 13h30, integrada nas atividades desenvolvidas no
âmbito da Semana da Leitura Concelhia.
Para consultar Regulamento clicar Aqui
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Figueira Mar ganham visibilidade internacional
Outubro é, por excelência, o Mês
Internacional da Biblioteca Escolar.
Tendo, este ano, como tema
aglutinador “A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias”, as bibliotecas do
Agrupamento de Escolas Figueira Mar desenvolveram múltiplas atividades que
ganharam visibilidade a nível internacional aquando da sua participação no
projecto “What people are doing for ISLM-2014”, desenvolvido pela Internacional
International Association of School Librarianship (IASL).
Aos alunos, professores e
assistentes operacionais envolvidos nesta celebração, o nosso agradecimento.
Para saber mais clique Aqui
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Dia Internacional da Biblioteca Escolar
No âmbito das comemorações do
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, realizou-se a 2.ª edição da atividade “Rota das
Bibliotecas”, dinamizada pelo Grupo de
Trabalho Concelhio da Figueira da Foz.
Cada Escola/Agrupamento, em
data acordada com a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, visita
uma biblioteca de modo a reconhecer a importância desta na atual sociedade do
conhecimento e divulgando as boas práticas do trabalho colaborativo entre as
várias bibliotecas do concelho.
Assim, os alunos do 1º Ciclo do
Centro Escolar de Vila Verde visitaram a Biblioteca Escolar da Escola
Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, no dia 27 de outubro, Dia Internacional das
Bibliotecas Escolares.
Os alunos foram acolhidos pela
professora bibliotecária, Júlia Seiça, que lhes contou a história dos irmãos
Griim “Rapunzel”. Em seguida, alunos e professores envolveram-se em várias
atividades na biblioteca.
No fim da visita, os jovens leitores receberam marcadores de incentivo à leitura, elaborados pela professora júlia Seiça e pela aluna da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Joana Cação.
Joana a preparar os marcadores....
"Gostámos muito....
Até breve...."
domingo, 26 de outubro de 2014
Mês Internacional da Biblioteca Escolar - 2014
"Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype Project, Bookmark Project e What people are doing for ISLM 2014.
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares, a RBE decidiu, este ano, dar maior publicidade às múltiplas iniciativas que serão levadas a cabo e premiar as três que considerar mais apelativas.
Pretende-se distinguir atividades que promovam a visibilidade da biblioteca escolar de uma forma atraente, simples e criativa, qualquer que seja o público-alvo: alunos, professores, pais, comunidade educativa em geral e/ou parceiros".
Para saber mais clique Aqui
A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) — e um conjunto de projetos nos quais as bibliotecas podem participar: Skype Project, Bookmark Project e What people are doing for ISLM 2014.
Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares, a RBE decidiu, este ano, dar maior publicidade às múltiplas iniciativas que serão levadas a cabo e premiar as três que considerar mais apelativas.
Pretende-se distinguir atividades que promovam a visibilidade da biblioteca escolar de uma forma atraente, simples e criativa, qualquer que seja o público-alvo: alunos, professores, pais, comunidade educativa em geral e/ou parceiros".
Para saber mais clique Aqui
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Dia Mundial da Alimentação
Aqui estamos nós de volta, para mais um ano letivo....
Hoje comemoramos o Dia Mundial da Alimentação... trabalhamos a história da Lagartinha Comilona...., fizemos um móbil com lagartinhas feitas por nós..., hoje confecionamos uma lagartinha com bagos de uva..., aprendemos como devemos fazer uma alimentação saudável e equilibrada, partilhamos quais os nossos alimentos preferidos e aqueles que não gostávamos tanto!!
Visitamos os meninos do 1º CEB e oferecemos a cada sala uma Lagartinha Comilona, e ainda lhe ensinamos uma canção sobre as frutas!!!
Ao lanche degustamos a nossa largartinha feita de bagos de uvas,... estavam deliciosas!!
Amanhã, publicamos as nossas fotos, certo?!!
Bom Dia Mundial da Alimentação.....
terça-feira, 1 de julho de 2014
A Festa de Final Ano do Jardim
Dia 27 de Junho.... pelas 18.00 horas realizou-se no Jardim de Infância de Vila Verde a Festa de Final de Ano!!!!
Convidamos os Pais, o Agrupamento, o Coordenador no Centro Escolar de Vila Verde, a Junta de Freguesia.... e todos juntos vivemos este final de tarde!
Cantamos uma Canção em Linguagem Gestual Portuguesa "o Som das Cores"
Convidamos os Pais, o Agrupamento, o Coordenador no Centro Escolar de Vila Verde, a Junta de Freguesia.... e todos juntos vivemos este final de tarde!
Cantamos uma Canção em Linguagem Gestual Portuguesa "o Som das Cores"
Em seguida assistimos e participamos na pequena dramatização "O Leão e o Rato"
A nossa dança do Balão Mágico foi engraçada e divertida...
No final da Festa tivemos a homenagem aos nossos Finalistas do Jardim , isto é , aos meninos que transitam para o 1º CEB!!! FELICIDADES!!!
OBRIGADA A TODOS .... E ATÉ PARA O PRÓXIMO ANO LETIVO!!
BOAS FÉRIAS :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)



