quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia do Pai

Hoje é o DIA DO PAI!!!

Neste dia, aqui fica um poema dedicado a todos os que são PAIS!!

DIA DO PAI

Sabes, papá?
Quero contar-te que hoje, na escola,
Comecei a desenhar um boneco grande,
Com um sorriso azul.
Pintei-lhe a camisa.
Pus-lhe uns braços muito grandes, muito grandes
Para me envolveram todo quando me abraçarem.
Com as suas mãos fortes
Pode apanhar uma bola de futebol, uma criança e o mar.
Tão grande, tão forte,
Que dá tantos beijos,
Me joga ao ar e me põe cá em baixo…
Não há nada igual!
“E como se chama?”
Perguntou a minha educadora.
Chama-se, chama-se…

CHAMA-SE PAI!


segunda-feira, 17 de março de 2014

SEMANA DA LEITURA 2014 - 8ª edição

Entre os dias 10 e 14 de março decorreu a SEMANA DA LEITURA, subordinada ao tema oficial  "A Língua Portuguesa - 800 anos.
O Centro Escolar de Vila Verde, aproveitou esta oportunidade de desenvolver e divulgar a nossa linga , nas sua expressões mais diversas...


O Centro Escolar de Vila Verde abriu a Semana da Leitura, no dia 10 de Março, com a visita do Rei D. Afonso II e de uma fada poetisa, a todas as salas do 1º CEB e ao Jardim de Infância.

O Miguel Pereira leu o “Testamento de D. Afonso II”, o documento mais antigo escrito em português (com data de 27 de Junho de 1214) e a Matilde Carvalheiro declamou um poema de António Ferreira, Poemas Lusitanos, séc. XVI, sendo este o primeiro autor a produzir a sua obra exclusivamente em português.


                       




“A Figueira da Foz pintada de fresco”


No dia da abertura da Semana da Leitura, foi apresentado e oferecido aos alunos do 1º CEB o livro “A Figueira da Foz pintada de fresco”, de Cação Biscaia.



“Os ovos misteriosos”

A turma Q, 2º ano, trabalhou a obra “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.
Orientados pela sua professora, Isabel Coimbra, apresentaram como resultado final Mini-livros com o mesmo título.

                       


“Leitura a várias vozes”

Durante a Semana da Leitura estiveram na escola alguns familiares dos nossos alunos que vieram ler para eles.
Foram momentos de grande empatia e cumplicidade que jamais serão esquecidos.



O 1º Ciclo foi ler ao Jardim de Infância

Alguns alunos do 1º Ciclo, nomeadamente das turmas P e Q, foram ler ao Jardim de Infância.
Foram momentos muito divertidos.



O Leitor Secreto

A turma P desenvolveu a atividade “O Leitor Secreto” na nossa Biblioteca Escolar.
Esta atividade consistiu em escolher um livro para um colega requisitar e ler em casa. Primeiro cada aluno tirou um papel com um nome de um colega do interior de um saco. De seguida foram escolher o livro e fazer o seu registo. No final entregaram o livro escolhido ao “Leitor Secreto”.




Encerramento da Semana da Leitura






O encerramento da Semana da Leitura foi organizado pelo Jardim de Infância.
No dia 14, sexta-feira, os alunos e professores do 1º Ciclo deslocaram-se à sala de atividades do Jardim de Infância para ouvir (e visualizar) a história “O Som das Cores”. Esta história foi trabalhada durante a semana pela educadora Xana.
A atividade terminou com a canção “As cores” cantada pelas crianças do Jardim de Infância, gestualizando em simultâneo algumas palavras em Língua Gestual Portuguesa.





PRÉ - ESCOLAR


O pre´-escolar trabalhou o livro "O Som das Cores" que sensibiliza as crianças para os meninos diferentes (cegos, surdos-mudos...) !
Apartir da visualização da história trabalhada a nivel da Linguagem Gestual Portuguesa, trabalhamos as cores e algumas palavras em LGP, pintamos um arco-iris, fizeram-se marcadores para livros que distribimos por quem nos visitava... contamos ainda com a presença de algumas mães e avós que nos vioeram contar histórias ou poesias que depois trabalhamos, por exemplo a "História do Ingrediente Secreto", levou-nos a confecionar pequenos bolinhos de coco com um ingrediente secreto..., despois da leitura do livro "A Maior Flor do Mundo" realizamos um mural trabalhado com as mãos das crianças....
A fazer o nosso arco iris





      
os nossos marcadores!!
  

Uma mãe a contar a história "O Ingrediente Secreto"






Os nossos bolinhos com um ingrediente secreto












Uma avó a contar a História "A Maior Flor do Mundo"



A elaboração do nosso mural










O nosso mural









Uma Mãe a ler uma poesia...

A apresentação ao 1º CEB...










A nossa semana da leitura culminou com a apresentação da nossa história aos meninos do 1º CEB, tendo no final cantado para todos a canção "O Som das Cores", com as palavras que aprendemos em LGP.

quinta-feira, 13 de março de 2014

O carnaval em Vila Verde


Na semana que antecedeu o Carnaval o Centro Escolar de Vila Verde, na sua valência de Jardim de Infância viveu a "Semana da Trapalhada"!
Nesta semana em cada dia se viveu um tema diferente, sendo esse dia indicado pelos tentáculos de um polvo...






2ª feira - Visto a roupa do pai e da mãe

3ª Feira ... usos uma gravata...
4ª feira... Dia de usar óculos de sol...
5ª Feira - usamos roupa toda da mesma cor!"!!

6ª feira foi a atividade conjunta com o 1º CEB.... O Desfile de Carnaval

Foi uma semana muito divertida e com muitas atividades à mistura.... Ficamos à espera do próximo ano!!!!!

sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher


 Celebrado a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher tem um significado especial, que se iniciou na Rússia, com as manifestações de mulheres por melhores condições de vida e trabalho e também contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.

As mulheres fizeram grandes conquistas ao longo dos anos e lutaram pelo preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

Hoje, este dia  tem um carácter mais emblemático e festivo, porém a sua história não deve ser esquecida.
Muito a comemorar, mas muito mais a fazer...
 
Para saber mais clique Aqui
 
 
 
O dia da mulher é sempre que o homem quiser!
 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SEMANA DA LEITURA

De 10 a 14 de março decorrerá a SEMANA DA LEITUARA no nosso Centro Escolar, centrada no tema  Língua Portuguesa, que celebra .s 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.
Neste sentido, convidamos a comunidade escolar a deslocar-se à nossa Biblioteca, escolher um livro e deixar-se contagiar pelo encanto das palavras.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Mão no Chão e Pé no Ar" - José Fanha e Daniel Completo

José Fanha e Daniel Completo num trabalho alicerçado em poesia e canções  procuram na sua mais recente obra " “Mão no chão e pé no ar” trabalhar ritmos e sonoridades de raiz tradicional no que diz respeito à música e, no que que diz respeito aos poemas exploram a artesania das lengalengas, das rimas, das aliterações, isto é, procuram conferir um carácter lúdico ao uso das palavras e dos sentidos.
A obra desafia os mais jovens a uma participação permanente com o corpo, a voz e a inteligência.
"Mão no chão e pé no ar" foi gentilmente autografada pelos autores no passado dia 19 e encontra-se disponível para leitura na nossa biblioteca.
 

 
 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Escritor Armando Correia não esquece as origens

O escritor Armando Correia, nascido na Figueira da Foz,  residente em Vila Verde durante vários anos, enviou da Ilha da Madeira, onde presentemente vive e exerce funções docentes, um exemplar autografado à Biblioteca de Vila Verde, da sua obra intitulada "As duas chaves".
Aconselhamos a todos os nossos utilizadores mais jovens a leitura desta obra, cuja apresentação gráfica é totalmente em manuscrito. As imagens são apelativas ao nosso imaginário, recordando os nossos tempos de infância.

 
Armando Correia

 
Obra oferecida à nossa Biblioteca
 
 
 
 

Literacia dos Média


               O Projeto "Literacia dos Média" é um desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) ao, adaptado ao 1º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Pré-Escolar pelo Professor António José Carqueijeiro e Educadora Alexandra Almeida, com a supervisão da Coordenadora Interconcelhia da  RBE, Drª Graça Barão, e com o acompanhamento da Professora Bibliotecária do Agrupamento, Professora Fátima Costa. 
                Este Projeto, insere-se no referencial "Aprender com a Biblioteca Escolar", sendo pioneiro a nível nacional para os níveis de ensino onde está a ser desenvolvido.
                 O Projeto foi apresentado a toda a comunidade educativa e entidades responsáveis concelhias e locais, aquando da reabertura da Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Vila Verde, no dia 28 de Outubro, dia da Biblioteca Escolar.
                 Numa primeira fase do sua aplicação, foram desenvolvidas algumas atividades, as quais passaremos a divulgar regularmente.
                  Para que possam estar mais inteirados deste projeto, aqui fica uma pequena visualização do mesmo.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES DO CENTRO ESCOLAR DE VILA VERDE - 1º período


 
Deixamos nesta página as atividades realizadas ao longo do 1º período
deste ano letivo, com a colaboração de vários professores do 1º Ciclo e
Jardim de Infância em articulação com a Biblioteca Escolar, Junta de
Freguesia, Biblioteca Municipal  e Centro de Artes e Espetáculos ( CAE).



                                                  DIA DA ALIMENTAÇÃO - 16  de outubro

 
Sr. Henrique a preparar o forno a lenha, cedido pelo GRV,  nas instalações da Junta de Freguesia de Vila Verde
 

 
 
Hora de acender  o forno a lenha para a cozedura do pão com chouriço e do bolo regional.
 
 


Já estão prontos a serem saboreados ...
Hum!!! Estão mesmo apetitosos...

 
A comunidade escolar, o senhor Henrique , o professor António Carqueijeiro a saborear o tão apetitoso pão com chouriço.
 
Para o ano há mais! Não faltes!!!

----------------------------------------------------------------------------------------------

HALLOWEEN - 31 de outubro
 
 
 
 ---------------------------------------------------------------------------------------------
 

AULAS DE DANÇA  COM ALUNOS DO 1º CICLO
 
 
 
Início da aula com a turma dos 1º e 3º anos, na sala de dança do GRV.

 
Aquecimento muscular .....

 
Os alunos já estão preparados para "alargar as asas..."

 
A Expressão corporal é importante no seu desenvolvimento físico e mental.

 
A dança acaba por ser também uma forma de concentração.
Saber ouvir é importante!

 
No futuro esta "roda" irá de certeza ser maior !!!!!!!!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------
 
MAGUSTO
 

 
                  O aquecimento do forno a lenha gentilmente cedido pelo GRV,
nas instalações da Junta de Freguesia de Vila Verde

 
Mais uma vez, o Sr. Henrique se decidiu a apoiar esta atividade,
de veras já quase extinta na nossa região ...

 
Sempre em estreita colaboração, o Pré-escolar e o 1º Ciclo
deste Centro Escolar fazem este tipo de atividades.

 
Os alunos degustando as tão saborosas castanhas assadas no forno de lenha.

 
Final feliz, para todos os alunos do nosso Centro Escolar,
que fizeram questão de o transmitir ao colaborador de sempre,
O Sr. Henrique.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------
 

DIA DO PIJAMA

 Esta Atividade foi estritamente programada e planificada pelo
Pré-Escolar, sob a total responsabilidade pedagógica da colega
Educadora Alexandra no decorrer do último mês de novembro
de 2013.

 
No sítio certo, ........... mas há hora errada. São coisas que acontecem.
Não sabemos é quando????             Foi neste dia. !!!!!!!!!

 
Trabalhando, vestidos de forma diferente !!!!!!!!!!!!

 
O Grupo de trabalho liderado pela Ed. Alexandra.

 
De realçar mais uma vez, como é normal, a interligação 
existente com o 1º Ciclo neste Centro Escolar ............

 
Visita guiada às salas do 1º Ciclo pela Educadora Alexandra.

---------------------------------------------------------------------------------------------
  

Visita de duas turmas do 1º Ciclo do ensino Básico do Centro escolar de
Vila Verde à Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, inserida no
âmbito da planificação da Câmara Municipal


"A GANSA CONSTANÇA"
(1º E 2º ANOS DE ESCOLARIDADE)

 
A chegada, e ... o silêncio e o respeito pelo local visitado.

 
Ouvir histórias é sempre um proveito enriquecedor !!!!

 
Reproduzir os personagens do conto é sempre salutar e divertido.

 
A ajuda no desenrolar da atividade é sempre bem vinda !!!!!!

 
O trabalho final dos alunos em apresentação geral.

 
À saída com o sentimento de "missão cumprida" ...


 
"UMA HISTÓRIA DE NATAL"
(3º E 4º ANOS DE ESCOLARIDADE)


 
Da mesma forma que os colegas o silêncio e a atenção também imperaram.

 
Para todos, o saber ouvir é muito importante !!!!

 
O Conto apresentado aos nossos alunos ..........

 
Início da atividade lúdica e de expressões.

 
Um grupo de trabalho organizado ????

 
Apresentação do trabalho final de todos os presentes.


 

FESTA DE NATAL DO CENTRO ESCOLAR

1º CICLO
(TURMAS DO 1º,2º,3º E 4º ANOS DE ESCOLARIDADE)

 
Alunos da turma do 1º e 3º anos do Professor João Vaz.
Cantando os tão celebres e tradicionais cânticos de Natal.

 
Mais uma vez, o 1º e 3º anos cantando para os presentes

 
Alunos da turma do 2º ano da Professora Isabel Coimbra
Aqui declamando um poema de Natal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
Aqui, pondo em prática os seus dotes vocais, cantando para
todos os presentes uma canção tradicional desta época do ano.

 
Alunos da turma do 4º ano da Professora Fátima Ervideira.
A declamação do Conto de Natal, e o Refrão em coro acompanhado.

 
4º ano. - As canções de Natal também tiveram o seu espaço nesta turma

 
A participação e orientação de todos(as) os(as) Professores(as)
no desenrolar das atividades é importante.                                 
Mas o entusiasmo, a dedicação e a boa disposição demonstrada
por todos eles(as) também o é !!!!!!!                                          
 
 
Um lanche bem composto, só possível com a colaboração
dos pais e/ou encarregados de educação dos nossos alunos.
E esta ??????? 
- Há pois é !!!!
 
 
Antes da paparoca, há que aguardar pela autorização do
Professor Coordenador João Vaz !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
Ainda houve tempo para apagar as velitas e cantar os
parabéns a quem fez anos. É muita coisa para um dia só !!!!!!
 
 
A IMPORTÂNCIA DAS AEC(EXPRESSÃO PLÁSTICA)
Reciclar também é de veras importante                                 

 
                                     "O Outono"

 
 
Os papeis usados, e que normalmente vão para o lixo, dão trabalhos
muito engraçados. ...................................                                          
- É uma questão de imaginação !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!                     

 
As folhas secas também podem ser reutilizadas, bem como os
jornais antigos !!!!!!!!!!!!!                                                        
 
                     "Trabalhos sobre o Natal"
 
PRÉ-ESCOLAR
(OS NOSSOS PEQUENITOS DO JARDIM DE INFÂNCIA)