quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES DO CENTRO ESCOLAR DE VILA VERDE - 1º período


 
Deixamos nesta página as atividades realizadas ao longo do 1º período
deste ano letivo, com a colaboração de vários professores do 1º Ciclo e
Jardim de Infância em articulação com a Biblioteca Escolar, Junta de
Freguesia, Biblioteca Municipal  e Centro de Artes e Espetáculos ( CAE).



                                                  DIA DA ALIMENTAÇÃO - 16  de outubro

 
Sr. Henrique a preparar o forno a lenha, cedido pelo GRV,  nas instalações da Junta de Freguesia de Vila Verde
 

 
 
Hora de acender  o forno a lenha para a cozedura do pão com chouriço e do bolo regional.
 
 


Já estão prontos a serem saboreados ...
Hum!!! Estão mesmo apetitosos...

 
A comunidade escolar, o senhor Henrique , o professor António Carqueijeiro a saborear o tão apetitoso pão com chouriço.
 
Para o ano há mais! Não faltes!!!

----------------------------------------------------------------------------------------------

HALLOWEEN - 31 de outubro
 
 
 
 ---------------------------------------------------------------------------------------------
 

AULAS DE DANÇA  COM ALUNOS DO 1º CICLO
 
 
 
Início da aula com a turma dos 1º e 3º anos, na sala de dança do GRV.

 
Aquecimento muscular .....

 
Os alunos já estão preparados para "alargar as asas..."

 
A Expressão corporal é importante no seu desenvolvimento físico e mental.

 
A dança acaba por ser também uma forma de concentração.
Saber ouvir é importante!

 
No futuro esta "roda" irá de certeza ser maior !!!!!!!!!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------
 
MAGUSTO
 

 
                  O aquecimento do forno a lenha gentilmente cedido pelo GRV,
nas instalações da Junta de Freguesia de Vila Verde

 
Mais uma vez, o Sr. Henrique se decidiu a apoiar esta atividade,
de veras já quase extinta na nossa região ...

 
Sempre em estreita colaboração, o Pré-escolar e o 1º Ciclo
deste Centro Escolar fazem este tipo de atividades.

 
Os alunos degustando as tão saborosas castanhas assadas no forno de lenha.

 
Final feliz, para todos os alunos do nosso Centro Escolar,
que fizeram questão de o transmitir ao colaborador de sempre,
O Sr. Henrique.
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------
 

DIA DO PIJAMA

 Esta Atividade foi estritamente programada e planificada pelo
Pré-Escolar, sob a total responsabilidade pedagógica da colega
Educadora Alexandra no decorrer do último mês de novembro
de 2013.

 
No sítio certo, ........... mas há hora errada. São coisas que acontecem.
Não sabemos é quando????             Foi neste dia. !!!!!!!!!

 
Trabalhando, vestidos de forma diferente !!!!!!!!!!!!

 
O Grupo de trabalho liderado pela Ed. Alexandra.

 
De realçar mais uma vez, como é normal, a interligação 
existente com o 1º Ciclo neste Centro Escolar ............

 
Visita guiada às salas do 1º Ciclo pela Educadora Alexandra.

---------------------------------------------------------------------------------------------
  

Visita de duas turmas do 1º Ciclo do ensino Básico do Centro escolar de
Vila Verde à Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, inserida no
âmbito da planificação da Câmara Municipal


"A GANSA CONSTANÇA"
(1º E 2º ANOS DE ESCOLARIDADE)

 
A chegada, e ... o silêncio e o respeito pelo local visitado.

 
Ouvir histórias é sempre um proveito enriquecedor !!!!

 
Reproduzir os personagens do conto é sempre salutar e divertido.

 
A ajuda no desenrolar da atividade é sempre bem vinda !!!!!!

 
O trabalho final dos alunos em apresentação geral.

 
À saída com o sentimento de "missão cumprida" ...


 
"UMA HISTÓRIA DE NATAL"
(3º E 4º ANOS DE ESCOLARIDADE)


 
Da mesma forma que os colegas o silêncio e a atenção também imperaram.

 
Para todos, o saber ouvir é muito importante !!!!

 
O Conto apresentado aos nossos alunos ..........

 
Início da atividade lúdica e de expressões.

 
Um grupo de trabalho organizado ????

 
Apresentação do trabalho final de todos os presentes.


 

FESTA DE NATAL DO CENTRO ESCOLAR

1º CICLO
(TURMAS DO 1º,2º,3º E 4º ANOS DE ESCOLARIDADE)

 
Alunos da turma do 1º e 3º anos do Professor João Vaz.
Cantando os tão celebres e tradicionais cânticos de Natal.

 
Mais uma vez, o 1º e 3º anos cantando para os presentes

 
Alunos da turma do 2º ano da Professora Isabel Coimbra
Aqui declamando um poema de Natal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
Aqui, pondo em prática os seus dotes vocais, cantando para
todos os presentes uma canção tradicional desta época do ano.

 
Alunos da turma do 4º ano da Professora Fátima Ervideira.
A declamação do Conto de Natal, e o Refrão em coro acompanhado.

 
4º ano. - As canções de Natal também tiveram o seu espaço nesta turma

 
A participação e orientação de todos(as) os(as) Professores(as)
no desenrolar das atividades é importante.                                 
Mas o entusiasmo, a dedicação e a boa disposição demonstrada
por todos eles(as) também o é !!!!!!!                                          
 
 
Um lanche bem composto, só possível com a colaboração
dos pais e/ou encarregados de educação dos nossos alunos.
E esta ??????? 
- Há pois é !!!!
 
 
Antes da paparoca, há que aguardar pela autorização do
Professor Coordenador João Vaz !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
Ainda houve tempo para apagar as velitas e cantar os
parabéns a quem fez anos. É muita coisa para um dia só !!!!!!
 
 
A IMPORTÂNCIA DAS AEC(EXPRESSÃO PLÁSTICA)
Reciclar também é de veras importante                                 

 
                                     "O Outono"

 
 
Os papeis usados, e que normalmente vão para o lixo, dão trabalhos
muito engraçados. ...................................                                          
- É uma questão de imaginação !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!                     

 
As folhas secas também podem ser reutilizadas, bem como os
jornais antigos !!!!!!!!!!!!!                                                        
 
                     "Trabalhos sobre o Natal"
 
PRÉ-ESCOLAR
(OS NOSSOS PEQUENITOS DO JARDIM DE INFÂNCIA)
 
 
 




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Blog

A professora de Inglês e de AEC - Atividades Lúdicas e Recreativas tem um BLOG...
Para os meninos e as meninas que o queiram visitar, aqui fica o site:



Boas visitas e boas leituras!!!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BOAS LEITURAS NESTE NATAL

A equipa da BE deseja a todos os utilizadores umas ótimas leituras nesta quadra natalícia.


sábado, 2 de novembro de 2013

DÁDIVA DE SANGUE

Torne-se dador de sangue e compareça na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, no próximo dia 7, e ajude a salvar vidas!!!



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Atividades no Dia da Biblioteca Escolar

Através de um novo aplicativo, podes ver algumas imagens das atividades realizadas em algumas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Figueira Mar e, em especial, na Biblioteca de Vila Verde, recentemente reaberta à comunidade educativa.

Clica Aqui

A equipa da BE

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Celebração do Dia da Biblioteca Escolar

Foi com júbilo que a Biblioteca Escolar de Vila Verde reabriu as suas portas para o conhecimento.
No dia em que se celebra o DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR, foi apresentado à comunidade educativa o projeto piloto "Aprender com a Biblioteca Escolar", na área da Literacia dos Média, proposto pela Coordenadora Interconcelhia, Drª Graça Barão. Apenas 12 escolas/bibliotecas do país estão envolvidas neste projeto que se tornou um desafio a todos os agentes envolvidos neste projeto inovador que envolve alunos do Pré-escolar e alunos do 1ª Ciclo do Ensino Básico.

É importante na atual sociedade do conhecimento  que os nossos alunos se tornem leitores aptos intelectualmente para usar as ferramentas necessárias par o desenvolvimento da sua aprendizagem.
A comunidade educativa revelou-se bastante recetiva a este projeto.

O  diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Dr. Pedro Mota Curto,  e o Vereador da Educação, Dr. António Tavares, através do seus discursos referiram  a  importância da leitura na sociedade atual.

E para acompanhar esta pequena revolução silenciosa que hoje se verificou num espaço renovado, algumas imagens são aqui apresentadas para deleite dos nossos utilizadores...

 
Sinalização do DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Receção

Os livros atraem os alunos

Explanação do projeto "Aprender com a Biblioteca Escolar" à imprensa
 
 
Workshop do artista plástico Mário Silva e alunos do Centro Escolar

 
Comunidade educativa a interagir com o espaço envolvente


Discurso do Dr. Pedro Mota Curto
 
Intervenção do professor António Carqueijeiro sobre o Projeto Literacia dos Média

 
Continuação da explanação do projeto


Amostra do primeiro trabalho realizado com os alunos do Pré-escolar
 
 
Momento musical, com os alunos Ana e André, do Grupo de Teatro da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado


Leitura dramatizada do poema " Biblioteca Verde", de Carlos Durmmond de Andrade, pela professora Teresa Carriço
 
 
Momento de convívio
 
 
E, assim, se comemorou mais um dia importante na vida das Bibliotecas Escolares...